Quando Deus Sussurra Seu Nome…

Sussurraste meu nome no deserto, ó Eterno, e eu ouvi.

Subi ao monte e fui cercado por Tua Presença,

Era tudo tão novo para mim;

Que por um momento, somente estive a observar, e admirar

Tudo que ouvira falar sobre Ti, até então,

Me soava de certo modo surreal, absurdo, inacessível.

Vi a sarça ardendo em chamas, mas não se consumia.

Tirei as sandálias dos pés, pois Tu me pediste.

O lugar era Santo, Tu estavas ali, ó Soberano.

Tal qual ser humano, mortal como sou, o que poderia dizer-te nesta hora?

Porém, dentre tantos me escolheste,

O sussurro era um chamado,

Mas quando entendi, sequer me empolguei.

Então, relutantemente gaguejei e disse: – Deus, sou pesado de língua, envia outro, não a mim.

Tudo parecia tão grande demais, demasiado grande para alguém como eu.

Como poderia, o tirado das águas, herdeiro bastardo de um rei que me quer morto, filho de escravos, assassino e fugitivo, ser digno de tal missão?

Mas na Tua repreensão, enquanto estive ali, envolto por Tua Glória e Majestade,

Me fizeste lembrar dos Teus pensamentos, dos Teus caminhos:

São eles tão mais altos que os meus

Teus caminhos são tão altos, tão sublimes, na verdade são perfeitos.

Tua Palavra me diz que é pra eu confiar; confiarei, em Ti somente confiarei,

Render-me-ei pois à Tua vontade, ó Eterno

E à Tua perfeição, ó Grande “Eu Sou.”

Eis-me-aqui Senhor, envia-me.

Quando a Esperança é Substituída pela Fé.

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.

Lamentações 3.21-24.

Em um mundo de incertezas, é comum nos depararmos com situações que nos transmitam receios, dúvidas, medos e preocupações. Mas como um dia disse o profeta no texto acima, precisamos trazer à memória tudo o que pode nos dar esperança. A palavra é o principio da fé e antes da fé vem a esperança. É ela que nos faz acreditar que dias melhores virão, e pode ser traduzida também como “aguardar ou esperar no Senhor” confiando sempre que tudo o que Ele disse, o fará.

Um dia, uma senhora veio até mim e me contou que estava passando por momentos em sua vida que lhe causavam insônia por conta das preocupações acumuladas, pois por mais que ela fosse assídua na igreja, sempre ouvindo a palavra, meditando, jejuando e orando, nada mudava e quando algo mudava para melhor, não se mantinha por muito tempo. Ao que lhe fiz uma pergunta: Senhora, qual a palavra que o Senhor lhe deu, que falou ao seu coração, lhe garante ser seu direito ter noites de sono tranquilas ou seus problemas resolvidos?

Ela me respondeu: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.”

Então eu disse: Esta palavra lhe garante que se você crer a sua família será salva, mas não é a palavra específica para te curar da insônia, das preocupações ou problemas que você tem enfrentado. Medite no Salmo 3.5 e no Salmo 4.8 para tratar a falta de sono, e em Filipenses 4.6-7 para a ansiedade. Quando ao meditar, a fé surgir em seu coração, confesse estas palavras descritas nos Salmos que te passei e sempre que orar, faça menção delas a Deus em suas orações. Depois que vencermos esta insônia causada por acúmulo de ansiedade e preocupação, passaremos aos outros problemas. Segundo Salomão, a palavra de Deus é saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos. Parece algo absurdo, surreal, mas funcionou, e alguns dias depois ela retornou me contando que suas noites de sono – apesar dos problemas – haviam voltado, simplesmente por ter colocado em ação a sua fé sobre a palavra. E este foi apenas um dentre tantos milagres que presenciei em meu ministério sempre que pessoas comuns compreenderam e puseram a sua fé em ação após ouvir a palavra.

Quando orar, ore sobre a palavra que Deus lhe revelou.

E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do pátio novo.
E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.
Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?
E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo:
Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.

2 Crônicas 20:5-9

Note que Jeosafá não busca a Deus sem conhecimento de causa, mas baseando-se em uma promessa, e esta promessa unida à fidelidade e ao compromisso de Deus para com sua palavra e seu povo, o fez mover-se em favor dos que o buscaram com esperança e fé naquele momento crítico, através do jejum e da oração. Ele colocou diante de Deus não só sua petição, mas a própria palavra que o Senhor havia dito, anos atrás, e que favorecia o seu povo.

Veja aqui neste texto o que diz Deus através do ministério do profeta Isaías.

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar.

Isaías 43:25,26

Procura lembrar-me – é o que Ele diz –, apresenta as tuas razões para que te possa justificar. Mas lembre-se: Você não estará sozinho em seus momentos de luta e principalmente quando estiver em oração, pois Ele estará contigo e entrará com você em juízo, não para te julgar, pois no verso anterior Ele diz que é quem perdoa as tuas transgressões e uma vez perdoado, delas o Senhor não mais se lembrará. O que então Ele será pra você em juízo? Seu Advogado. O melhor de todos, e que nenhum dinheiro pode comprar.

Deus se lembra de cada promessa feita a você através das escrituras, mas ao mesmo tempo te pede; “procura lembrar-me.” Se há alguém que jamais se incomoda de que o lembremos de suas promessas, esse alguém é o Senhor. Pois sua palavra e suas promessas nos conectam diretamente a Ele sempre que às declaramos, que às confessamos.

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos

Romanos 10:8

A esperança dá lugar à fé, à medida que passamos a compreender a diferença entre o que temos de esperar e o que já é nosso por herança, através da palavra, agora.

Há coisas que nós como cristãos aguardamos, como a próxima vinda de Cristo ou o cumprimento de certas profecias, mas há outras que simplesmente temos que tomar posse, assumir para nós aquela palavra falada ao coração. Você está no culto, ouviu algo que te saltou aos olhos do espírito, tome para si e viva como se aquela verdade já houvera se cumprido, pois pelos olhos da fé ela já se cumpriu. Isso foi o que quis dizer Paulo, quando falou sobre “esperar contra a esperança”, ou seja, esperar na fé, pois para ela tudo já se cumpriu.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Hebreus 11:6

Mas o que é fé?

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Hebreus 11:1

Fé é firme fundamento, base sólida. Fé é certeza. É a convicção em acreditar nas coisas que ainda não podem ser vistas a não ser pelos olhos da fé, pois precisam ser geradas primeiro no campo espiritual, para só depois serem materializadas. É como se a vida e as circunstâncias pintassem um quadro negativo sobre tudo à sua volta, mas pela fé, você escolhe confiar, acreditar que a palavra e as promessas de Deus prevalecerão e se cumprirão em sua vida.

Para finalizar quero lembrar do grande desafio que Moisés teve ao receber o chamado de Deus para libertar o seu povo. Ele foi relutante no inicio como a maioria de nós quando recebemos o chamado de Deus pela primeira vez, mas decidiu prosseguir até o final e viveu para ver seu povo ser liberto pela mão poderosa do Senhor. Tudo o que Ele prometeu a Moisés se cumpriu, e assim será conosco, se como Moisés, ouvirmos o sussurro do Espírito Santo nos chamando para prosseguir, vivendo e respirando sua palavra e o compromisso que temos com Ele. Daí então veremos os milagres e as maravilhas de Deus, no decurso do caminho, operando em nosso favor.

Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.

Hebreus 10:35-39

Se somos capazes de sorrir apenas quando tudo vai bem, ou somos capazes de agradecer somente quando as circunstâncias em volta nos favorece, então ainda sequer compreendemos como é o trabalhar e o mover de Deus. Ninguém é forte o tempo todo, e nem precisa ser, porém, o que precisamos fazer é ter a confiança para descansar nos braços do Pai, em sua palavra e promessas, sabendo que tudo está no controle, não no nosso, mas no dele, e que quando nos sentimos fracos e impotentes é que Ele nos fortalece, pois seu poder se aperfeiçoa na fraqueza do ser humano. Como disse Paulo: “Quando estou fraco, então sou forte.”

Pergunte-se agora; que tipo de pessoa você é? Daqueles que recuam desanimados e desencorajados pelas lutas, ou dos que perseveram para a conservação da alma?

Moisés esperou por quarenta anos no deserto para ouvir a voz de Deus pela primeira vez, nós porém, ouvimos falar de Deus e suas promessas quase que o tempo todo. Por que então não nos permitimos ser encorajados por estas verdades que segundo Jesus, o Pai revela somente aos pequeninos? Pegue uma delas pra você e tome posse!

Poema e texto, por Edward Gannen.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s